É chegada a época das férias escolares. Após conversas persuasivas com Bernardo e Rui, o mais novo dos Sousas aceita passar o fim de semana com os amigos na melhor pousada rústica alentejana. Os planos para novas aventuras estavam a ser geometricamente elaborados no desconhecimento do recatado e pacato João. As malas estavam prontas e partiram rumo ao destino campestre. Quando lá chegados verificam que estavam alojados no mesmo andar que a menina Carolina e amigas; curiosamente, três amigos e igual número de raparigas. Os cumprimentos circustanciais e diálogos triviais seguiram-se até porque todos já eram conhecidos. Bernardo coloca as roupas no quarto juntamente com Rui. Os cochichos iniciaram-se e a excitação pela proximidade de tão jovens e agradáveis companhias transmite-lhes uma ansiedade incontrolável.
Bernardo teria a idade de João, mas era estupidamente bronco, rico no bolso, mas pobre de juízo, inconsciente e de modos rudimentares; na face morena cresce-lhe uma floresta de pêlos que teima em não retirar para lhe dar um ar de homem maduro, o cabelo estende-se desde a frente à nuca com uma camada gordurosa e pastosa de gel; o fanfarrão do grupo, sedento da glória que os méritos do baixo ventre lhe poderiam conferir. Possivelmente, atrás das compulsivas histórias ou, quem sabe, de sonhos fantasiosos, esconde-se um jovem frustado em potência...
Rui revela uma maturidade mais elevada, é trabalhador e já cria a sua riqueza desde cedo, um homem que se faz a si próprio pela força do trabalho. Como não nasceu num berço de requinte, aprendeu bem cedo que teria um duro caminho a percorrer para conseguir o conforto de bens. A sorte e a audácia contribuiram para que enriquecesse. Todavia, a atitude não era a de novo rico, mas da modéstia que João preza e que o faz ser um exemplo que saudávelmente adoptou para si. Como solteiro procurava uma companhia para construir o lar genuinamente tradicional que pretendia. Quem olha para Rui fica com a convicta sensação de lidar com uma boa pessoa, a confiança segura que transmite e feições arredondadas pouco polidas de bonacheirão simpático tornaram-no um jovem empresário bem sucedido e apetecível das moças da freguesia.
O jantar servia-se na pousada Rodrigos e todos se preparam para descer à sala de refeições...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ...
. docontra